
5 dicas para cuidar dos cascos do seu cavalo

Dica 1 – Manejo e Higiene das baias, todo cavalo precisa de uma cama limpa e seca, importante que essa cama seja feita de um material de fácil manutenção. A cama deve ser limpa diariamente, assim como os cascos dos cavalos, independente deles serem trabalhados ou se vão ficar parados.

Dica 2 – Manejo de Ferrageamento e Casqueamento – independente de usar ou não ferradura os cascos crescem e sofrem desgaste e isso pode comprometer o cavalo como um todo, então é necessário um profissional habilitado para que isso seja feito corretamente e dentro de intervalos sadios, para o casqueamento entre 50 e 60 dias em média e para o ferrageamento 40 a 45 dias.
Dica 3 – Uso de Produtos tópicos para o casco, vale lembrar que o excesso ou a falta total de hidratação trazem problema para os cascos. Os cascos sofrem com as mudanças climáticas, diferenças de umidade, ou seja, em condições de baixa umidade, climas secos é importante que se complemente essa perda, assim como em climas de elevada umidade devemos usar produtos que tenham a função de isolantes e não hidratantes. Qual a frequência de utilização? em média para hidratação de 2 a 3x na semana, no caso de isolantes 2x na semana. Onde devemos aplicar esses produtos? Os hidratantes podemos aplicar em todo o casco, muralha, sola e ranilha e os selantes na muralha e na sola apenas. O que são hidratantes? São as graxas a base de gordura animal rica em lanolina e fitoterápicos. O que são selantes? São produtos a base de cera de abelha e parafinas, que promovem um isolamento do casco do excesso de umidade do meio ambiente.


Dica 4 – Manejo de trabalho. Muita atenção com a rotina e frequência de trabalho, não pela intensidade do trabalho apenas, mas principalmente dos pisos/terrenos onde os animais são trabalhados, pois afeta diretamente na saúde dos cascos, trabalhos em pisos muito duros costumam promover rachaduras nos cascos, pisos muito irregulares promovem instabilidade nas articulações e geram torções com mais facilidades, pisos muito úmidos também geram tensão excessiva nas articulação, tendões e ligamentos.

Dica 5 – O cuidado com os cascos é uma questão de bem estar animal e uma prevenção, a negligencia ou a economia barata, na maioria das vezes, levam a um custo muito maior que se você procurar fazer esse cuidado da maneira correta.