
6 dicas para montar sua criação de cavalos
Planejamento é muito importante para o começo de qualquer negócio, por isso separamos aqui 6 dicas importantes para você começar sua criação de cavalos.
1. Dimensionamento da criação
A primeira coisa que você tem que ter em mente, é o tamanho de sua criação. Quantos animais farão parte dela? A partir daí, poderá saber se sua propriedade é adequada à quantidade que pretende e também construir as instalações adequadas e dimensionadas que serão utilizadas pelos animais e na lida com eles.
2. Localização
O principal alimento dos cavalos é o volumoso (capim), por isso uma propriedade num local de clima favorável com água e solo de qualidade é extremamente importante para produzir e fornecer aos animais uma nutrição adequada. Com um volumoso de qualidade e em quantidade, a necessidade de concentrado diminui para a manutenção da criação. Sendo necessário o complemento nutricional em determinadas categorias da criação. Exemplo: Cavalos Atletas e Éguas prenhes. É de grande importância o acompanhamento de um Engenheiro Agrônomo para que o mesmo ajuste a produção do volumoso, otimizando e ajudando na manutenção da pastagem.


3. Baias
A maneira mais próxima do natural na criação de cavalos é mantê-los a pasto, porém por diversos motivos os mesmo devem ser embaiados. Para preservarmos o bem estar animal, precisamos estar atentos a alguns cuidados:
O tamanho mínimo recomendado de uma baia é de 4×4 metros, contendo no interior cocho de ração e água e local para rede ou cesto de capim/feno.
Baias de meia parede e vazadas permitem contato visual, a manutenção do instinto de manada dos cavalos, sociabilização e reduz o estresse no momento em que necessitem ficar nas mesmas.
As chamadas “camas”das baias (pisos) também devem ter atenção, mantendo-as limpas, secas, com cuidados diários e trocadas sempre quando necessário.

4. Redondel
Para treinamento, condicionamento e doma, o Redondel é uma estrutura indispensável numa criação de cavalos. O diâmetro mínimo recomendável é de 18 metros, sem cantos, com altura de 1,80 metros. Pode ser de alvenaria ou madeira, de preferência fechado para evitar acidentes. O piso deve ser de profundidade média e de areia, permitindo maior estabilidade do animal e evitando lesões.


5. Médico Veterinário
Não existe criação de cavalos de sucesso sem acompanhamento Médico Veterinário. Seu papel é de promover a saúde e sanidade dos animais, multiplicar através da reprodução, e de uma forma geral, ajudar a reduzir custos da criação. Procure sempre um profissional de sua confiança que possa lhe orientar de forma adequada.
6. Tratadores e Trabalhadores
Apesar de cada trabalhador ser responsável por determinada tarefa dentro da propriedade, é necessário o entendimento de todo o processo de criação. Dessa maneira eles saberão o quanto seu trabalho individual é parte importante de todo o processo. O treinamento e aperfeiçoamento desses profissionais está diretamente ligado ao sucesso de toda a criação.
Siga o Giro Equestre no instgram.