Entrevista com Bidola Araújo

Bidola é campeão de Team Penning e Rach Sorting e Treinador de cavalos. Batemos um papo com ele para saber um pouco mais sobre treinamento de cavalos e o Team Penning. Caso deseje ter um cavalo pra correr ou precise treinar o seu é só entrar em contato com ele através do Instagram ou pelo telefone – (71) 99946-8535. Veja abaixo a entrevista.

Como você começou a relação com os cavalos?

Meu Pai era vaqueiro e comecei a ter contato com cavalos desde criança, comecei a trabalhar com cavalos com 12 anos de idade com Marchador no Haras SP (Mundo Novo-BA).

Lembra qual foi o seu primeiro cavalo?

O famoso Pé de pano, um Mestiço de Quarto de Milha com Marchador.

Quando começou a se interessar por treinamento de cavalos?

Na época eu trabalhava com Sérgio Pedreira na Fazenda São Geraldo (Macajuba-BA) e lá juntaram um grupo de amigos e trouxeram Jango Salgado para dar um curso e eu estava cuidando dos animais e nas horas vagas eu assistia o curso e achei muito interessante a forma de lidar com o animal! Lá na Fazenda tinha um cavalo que algumas pessoas tentaram domar e não conseguiram, era um cavalo muito agressivo e de temperamento forte e após esse curso eu resolvi tentar domar esse cavalo, mas sempre eu pegava o cavalo escondido quando o vaqueiro ia pro campo. No primeiro dia tive que pegar ele laçado, quando apresentei a manta pra ele, ele bateu as mãos e tentou me morder. Mas fui levando na paciência, até que consegui colocar a sela nele e com apenas 5 dias eu comecei a montar e por incrível que pareça ele não fez absolutamente nada. E a partir daí eu comecei a entender que os cavalos precisam ser tratados com carinho e paciência. Se tiver isso você consegue domar qualquer cavalo sem problema nenhum.

Quais foram as maiores dificuldades no início?

Conseguir ter a confiança das pessoas em meu trabalho e ver que a forma que eu treinava trazia bons resultados. Pois não é fácil entrar no cenário de um dia pro outro, você precisa mostrar resultados todos os dias e o mais importante é ter humildade e honestidade.

Você tem alguém em que se espelhou?

Jango Salgado

Falando um pouco de Team Penning, você pratica desde quando chegou na Bahia. Explica como é a prova para quem não conhece.

O Team Penning é um esporte em que três competidores devem realizar a apartação de 3 bois do mesmo número num lote de 30 bois e levar para o curral no tempo máximo de 90 segundos e ganha a prova a equipe que realizar a apartação em menos tempo e é importante ter agilidade e entrosamento na equipe. E o Team Penning é um esporte de família e amigos e qualquer pessoa que chega é sempre bem acolhida por todos!

Como foi o começo do Team Penning na Bahia?

Óscar Villas Boas foi passear em São Paulo e lá conheceu o Team Penning e trouxe para a Bahia. A primeira prova foi realizada no Parque de Exposições de Salvador com apenas 9 trios e eu estava presente.

Qual a diferença de quando você começou pra hoje?

Como falei anteriormente na primeira prova deu apenas 9 trios e corríamos todos em Marchador. Hoje uma etapa do Campeonato tem entre 600 a 700 trios e 95% dos competidores estão buscando sempre animais de genéticas comprovadas na apartação.

Existe um treinamento que você faça específico para esse esporte?

Tem sim, Faço bastante paradas e rollback para deixar o animal com a frente leve, saber galopar na mão certa e fazer trocas de mão, e inicio na bandeira para depois iniciar o treinamento com boi.

O que você acha dos cavalos de apartação correndo Team Penning?

Alguns cavalos prontos de apartação tem um pouco de dificuldade de ter um contato mais forte com boi! Gosto de cavalo que tenha uma base de apartação, pois ele vai ter agilidade e quando precisar ter esse contato mais forte com boi, não terá problema!

E os cavalos de esteira de Vaquejada?

Serve sim, se tiver bastante agilidade e ser um cavalo bem na mão, com toda certeza vai correr bem.

Onde o esporte pode melhorar?

Acho que um grande avanço é conseguir trazer a ABQM para pontuar os animais.

O que falta para um crescimento maior do Team Penning?

União. Pois a União faz a força!

Qual conselho você daria para alguém que quer começar a correr?

Procurar alguém do meio e de confiança para indicar um cavalo ideal e acho que um competidor novo tem que começar em um animal pronto e fácil de conduzir, pois se começar em um potro a chance de dar errado é muito grande! É muito importante começar da maneira certa.

1 comentários em “Entrevista com Bidola Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *