Entrevista com a Médica Veterinária Márcia Costa, especialista em Fisioterapia de Equinos.

Nesse bate papo conversamos com a Médica Veterinária Márcia Costa, especialista em Fisioterapia em equinos. Aqui ela mostra o quanto essa especialidade é uma importante aliada na criação e treinamento dos cavalos. Atuando não só no tratamento mas principalmente na prevenção de lesões.

Porque dentro da Medicina Veterinária você escolheu a fisioterapia como especialidade?

Eu já gostava muito da parte ortopédica, sempre gostei de fazer o exame ortopédico nos animais. Além disso tem a parte mercadológica, quando escolhi seguir esse caminho não existia ninguém trabalhando nessa área aqui na Bahia. Outra coisa importante nessa escolha é que é uma forma diferente de você tratar o animal, não só lesões ortopédicas mas o paciente como um todo, diminuindo a carga de anti-inflamatórios usados muitas vezes de forma indiscriminada e que geram efeitos adversos no cavalo, por exemplo problemas renais e gastrites. O olhar da fisioterapia é mais amplo, não nos preocupamos apenas com a lesão mas com tudo que gira em torno do animal e que vai ajudar a tratar a lesão. Por exemplo, em uma lesão no tendão a preocupação não é apenas tratar o tendão, precisamos ver se houve atrofia muscular por desuso daquele membro, se houve sobrecarga em outro membro… A ideia aqui é reabilitar o paciente para que ele volte em plena atividade atlética.

Hoje já existem muitos recursos dentro da Fisioterapia Equina para o trabalho com os cavalos?

Sim, hoje podemos dizer que tudo que existe para os humanos nós temos também para os cavalos. Toda a parte de equipamentos e tratamentos evoluiu muito nos últimos anos.

A Fisioterapia hoje é muito importante para os atletas de alto desempenho, como está isso entre os cavalos atletas?

Hoje em dia a fisioterapia já está muito presente nos esportes equestres, tanto em centros de treinamento quanto durante as provas. Vai depender muito da modalidade, mas em sua grande maioria a presença desses profissionais já faz parte da vida cotidiana dos cavalos.

O que os proprietários e competidores precisam entender é que o custo hoje com genética e reprodução são muito altos, então como o trabalho do fisioterapeuta pode ajudar na longevidade da vida atlética desses animais ele é um excelente aliado dos criatórios. Podemos manter os cavalos mais tempo em pistas e nas provas fazendo com que os animais mostrem por mais tempo o seu potencial completo.

Quais as enfermidades mais comuns dos cavalos atletas?

As lesões mais comuns nos cavalos atletas são as lesões ortopédicas, por mais resistentes que sejam os animais, esse tipo de lesão sempre está presente, por menor que seja. Por isso o trabalho de prevenção é tão importante. As lesões também diferem a depender da modalidade que esse cavalo pratica.

Quais enfermidades que a fisioterapia pode ajudar?

Além das lesões ortopédicas a fisioterapia também pode ajudar no tratamento de feridas, hoje temos recursos que otimizam todo o processo de cicatrização o que leva mais conforto para o animal. Como eu trabalho com fisioterapia dentro de um hospital também consigo dar mais conforto para o paciente durante o tratamento de diversas enfermidades e inclusive em um pós-operatório.

Além do tratamento de enfermidades a fisioterapia também pode ser usada como prevenção, correto?

Exatamente, o mercado de fisioterapia para equinos está tão evoluído quanto o de humanos, hoje já existe uma gama enorme de equipamentos que ajudam os veterinários nessa tarefa de tratar e principalmente prevenir lesões em cavalos atletas. A laserterapia é um ótimo exemplo disso, já existem trabalhos científicos que comprovam que o uso dessa técnica antes dos cavalos se exercitarem leva a uma diminuição de inflamações nas estruturas musculares. Outra técnica interessante é a eletroterapia que pode ser usada para o fortalecimento muscular dos animais.

O que podemos fazer em nossos cavalos para prevenir lesões?

Um dos tratamentos que o competidor/proprietário pode fazer é a crioterapia (tratamento com gelo), ela funciona muito bem nas primeiras 24/48. Ela diminui o metabolismo da inflamação o que pode diminuir as chances de uma lesão ficar mais grave.

Você acha que os cavalos precisam passar por avaliações periódicas?

O animal quando vai iniciar a sua vida atlética precisa passar por uma avaliação clínica/ortopédica, com isso podemos analisar as estruturas desse animal e recomendar algum tipo de correção que vai prevenir futuras lesões. O investimento em genética e reprodução já são muito altos, é preciso que se invista também em treinamento e prevenção.

Existe algum procedimento que pode ser usado nos haras de maneira segura que melhore o desempenho dos cavalos?

Como disse antes a crioterapia pode ser uma boa aliada para os proprietários, é o único procedimento que pode ser feito sem maiores risco. Entendendo que passando da fase inflamatória, a crioterapia pode retardar o processo de cicatrização. Outros procedimentos só podem ser feitos por um veterinário capacitado para evitar que, ao invés de ter efeitos benéficos, tenha efeitos de piora do quadro do paciente.

Como o proprietário pode saber que determinado animal precisa de fisioterapia?

Qualquer animal que tenha algum tipo de dor ou lesão pode ser atendido pela fisioterapia, mas muito melhor que isso é a fisioterapia atuar na prevenção. O fisioterapeuta é um ótimo aliado na fase de treinamento dos animais, desse modo o trabalho de prevenção pode ser feito logo no início da vida atlética do animal e isso fará com que ele tenha uma vida atlética mais longa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *