
Cuscuz de milho emagrece? Conheça os benefícios
O alimento, se consumido da forma certa, pode ser um excelente aliado para o ganho de massa magra
O cuscuz de milho é um prato originário do norte da África, que ganhou espaço em diversas cozinhas ao redor do mundo. A nutricionista Carla Santos afirma que o principal ingrediente desse prato, a farinha de milho, não contém glúten e, por isso, o cuscuz de milho torna-se uma ótima alternativa para quem sofre com a intolerância à essa substância.
Já a nutricionista Thayana Albuquerque afirma que ele é uma excelente fonte de energia. Isso porque contém carboidratos complexos, aqueles que liberam o açúcar moderadamente no nosso sangue, além de ser rico em vitaminas do complexo B.


“Uma xícara de cuscuz contém 5,2 mg de colina. A colina é uma das vitaminas do complexo B e é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos”, explica Thayana.
Por ser um alimento rico em carboidratos complexos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas, o cuscuz oferece muitos benefícios ao organismo. Confira:
Benefícios do Cuscuz
- Melhora a saúde cardiovascular: “Além de sua alta concentração de proteínas e carboidratos complexos, o milho, que é o principal ingrediente do cuscuz, é fonte de lipídios insaturados, especialmente ácidos graxos poliinsaturados da série ômega-6, e de ácidos graxos monoinsaturados. O consumo desses lipídios está relacionado à redução do risco de doenças cardiovasculares, pois as fibras do produto apresentam habilidade para se ligar aos sais biliares, levando à sua excreção fecal, com consequente controle do colesterol”, diz Carla.
- Favorece o sistema imunológico: Segundo a nutricionista Carla Santos, o milho utilizado na preparação do cuscuz contribui ainda com o fornecimento de fibra alimentar, ferro, magnésio, zinco, selênio, vitaminas do complexo B e carotenóides . Assim, além do seu valor nutricional, possui um potencial funcional pela presença de antioxidantes e outros compostos bioativos na sua composição, o que garantem suporte ao sistema imunológico.
- Aumento de massa magra: “Ele pode contribuir para o ganho de massa magra por ser um alimento rico em carboidratos, fornecendo energia para a realização do treino ou também auxiliando no período de recuperação. Mas isso só vai acontecer se o consumo do cuscuz for balanceado com uma boa ingestão de proteínas na refeição, como por exemplo o cuscuz com ovos, com carne ou frango”, afirma o nutricionista Renato França.


- Acelera o processo de cicatrização: “A farinha de milho utilizada na preparação do cuscuz possui compostos antioxidantes. E estes são capazes de melhorar o processo de cicatrização de feridas”, explica a nutricionista Carla Santos.
- Reduz a constipação intestinal: Nas palavras da nutricionista Carla, por ser um alimento rico em fibras, elas auxiliam na maciez das fezes e reduzem a constipação intestinal. Os efeitos da fibra alimentar do resíduo de milho podem ser potencializados se associados a uma alimentação saudável, com níveis adequados de lipídios e demais macro e micronutrientes.
- Acelera o metabolismo: “O cuscuz de milho tem um bom teor de fibras, o que aumenta o gasto energético com a digestão e favorece o bom funcionamento intestinal”, afirma o nutricionista Renato França.
- Eficaz para regularizar a pressão arterial: “O cuscuz oferece tiamina, niacina, riboflavina, B6, ácido fólico e ácido pantotênico, além de magnésio que ajuda na regularização da pressão arterial, pois faz controle do fluxo sanguíneo pelo relaxamento do tônus da artéria”, afirma Carla Santos.
Fonte: Minha Vida