
Entrevista com Nivaldo Viana, proprietário do Rancho NV e criador do Desafio das Equipes de Team Penning
Entrevistamos Nivaldo Viana, proprietário do Rancho NV e criador do Desafio das Equipes de Team Penning, uma nova forma de competição que tem feito sucesso no Team Penning Baiano.
Confira abaixo a entrevista.
Nivaldo, conta um pouco como você começou a relação com os cavalos?
Sonho de criança, pois sou do interior da Bahia de uma cidade chamada Tremedal e a minha infância foi montando em cavalos e participando de cavalgadas.
Em uma região dominada pela vaquejada como foi seu primeiro contato com o Team Penning?
Primeiramente o que mais me chamou atenção do team Penning foi que ela é uma prova de família e que eu poderia desfrutar dessa modalidade acompanhado da minha.

Você criou uma prova com uma dinâmica diferente, conta um pouco como ela funciona e como surgiu a ideia da prova?
A ideia era fazer algo bem diferente do que está acontecendo principalmente pelo custo alto de se fazer uma prova de Team Penning hoje em dia. Idealizamos uma prova pequena com uma premiação interessante e que realmente valesse a pena você participar com sua equipe, conversando com Samuel Santana desenhamos esse projeto que foi um sucesso.
Funciona assim, ao contrário das outras provas a competição não é entre trios e sim entre equipes. Elas são compostas de 4 cavaleiros cada e esses cavaleiros fazem trios entre si, não podendo haver repetição. Então cada equipe é composta de 4 trios.
Cada bateria é composta de 4 equipes e se classifica para a grande final as melhores equipes de cada bateria. A classificação das equipes é feita através da somatória de pontuação de cada trio, assim todos os trios contribuem para a classificação final.
Além disso, mesmo que sua equipe não se classifique para final, os trios com os melhores tempos de cada bateria classificatória também disputam uma final extra.
Como tem sido a aceitação desse sistema pelos competidores?
Até o momento só elogios.


Quais são as maiores dificuldades na organização de um evento equestre como o que você criou?
Hoje a maior dificuldade na organização do evento é o custo da boiada, ainda mais pra mim que não tenho dentro do rancho.
O que você acha que pode ser feito para uma maior divulgação e valorização do Team Penning na Bahia?
Eu acho que a volta de boas provas, isso daria mais visibilidade ao esporte e consequentemente geraria interesse em possíveis patrocinadores.
Em outros estados existem provas com premiações altíssimas, o que falta para esse tipo de prova chegar por aqui?
Acho que a união de todos os amantes do esportes em torno de um objetivo único que é o crescimento do Team Penning na Bahia.


O Team Penning é um esporte para a família, como você acha que podemos estimular mais pessoas a praticarem essa modalidade?
Convidando seus amigos familiares a conhecer o esporte e os levando para dentro de seu recinto, dessa maneira eles terão contato com o Team Penning e poderão conhecer melhor essa modalidade.
Qual dica você daria para alguém que está lendo essa entrevista e queira praticar o Team Penning?
Acho que o caminho é o que fizemos agora em nossa prova buscando patrocinadores e mostrando para o Brasil a força do nosso esporte. Em nossa casa o pessoal da Via Sul mandou, para quem estivesse presente, a nova RAM 1.500 para fazer o teste Drive.
Um passarinho me disse que você tem várias ideias para o esporte, o que vem de novo para o Team Penning Bahiano?
Já estou alinhando com Dr. Samuel Santana umas ideias para 2023, em breve vamos divulgar novidades.