Qual o piso ideal para baia de cavalos?

Todos os criadores/ proprietários de animais se preocupam com seu bem-estar. Sua dieta cautelosa, seus exercícios regulares e estruturas que atendam os padrões ideais de saúde e conforto.

Muitos animais passam a maior parte do seu dia dentro das baias, seus pés e pernas podem ser prejudicados ou beneficiados dependendo do tipo de piso das baias. Nosso objetivo é fornecer informações sobre os tipos de piso para baias, mas nenhuma dessas informações dispensa a ajuda de um profissional especializado que irá levar em conta características particulares da sua cocheira/ trato/ terreno e drenagem.

Duas categorias principais definem os tipos de piso: Permeáveis e Impermeáveis. Ao optar pela primeira categoria deve-se levar em conta uma fundação com areia/ carvão/ cascalho entre outros materiais para ajudar no movimento da água para baixo. Na segunda opção, deve-se ter um sistema de drenagem auxiliar com inclinações e drenos para que a urina/água possam correr para fora da baia.

horses in stable | Horses, Show horses, Horse ownership

Características do piso ideal:

  • Deve ser confortável para as pernas do animal, ajudar a diminuir a tensão nos pés e tendões.
  • Seco, enxuto, sem segurar a umidade
  • Não deve reter odor
  • Anti-derrapante, para incentivar o cavalo a se deitar sem medo de escorregar
  • Durável, resistente aos impactos do casco do animal
  • Baixa manutenção
  • Fácil de limpar

Piso natural – A princípio esta parece ser a solução mais prática e econômica. Porém, é preciso ser cauteloso, pois drenagem e durabilidade dependem das propriedades do terreno. Alguns tipos de solo podem resistir a drenagem e resultar na lama ou poças enquanto outros podem tornar-se secos e poeirentos.

Piso com brita e bidim – São colocadas duas camadas de brita, a primeira a 90cm abaixo do nível do piso com 30cm de brita n°03, a segunda camada  logo acima com 30cm de brita n°02, após a segunda cama segue uma manta de bidim e para finalizar 30cm de areia e terra na proporção 1:2. Certifique-se de que todas as camadas estão bem compactadas. Há que se ter cuidado ao fazer este piso, se não compactado corretamento podem desenvolver desníveis (buracos) e misturar pequenas pedras com a cama.

BRITA 3

Piso com carvão vegetal – Semelhante ao piso com a brita, também deve ser escavado em 90cm, seguindo a ordem de 30cm de brita n° 03 (para drenar), 20cm de carvão vegetal (que ajuda a evitar o mal cheiro), e 40cm de areia lavada bem campactada. Após a execução é recomendável molhar completamente o chão compactando-o novamente e deixar secar por 24 horas, após este tempo verificar se ainda existem quaisquer buracos ou depressões e preenche-los.

Piso de concreto – Este tipo de piso é um dos mais comuns, devido a sua durabilidade e fácil manutenção. Ao optar pelo concreto é necessário se atentar para que não seja muito liso a ponto do animal escorregar e nem tão rugoso a ponto de se tornar abrasivo. Deve ser acompanhado de uma inclinação para sistema de drenagem. Entre suas desvantagens estão a retenção de urina (não absorve) na cama, forte impacto nos tendões dos cavalos, precisa de mais quantidade de cama para se tornar confortável.

Dicas para construção de baias e estábulos | Prismatic

Piso de borracha – Variam de acordo com o fabricante em espessura, durabilidade, textura, etc. É um material nobre que não tem produz poeira, trás um conforto maior para as pernas dos animais e tem as propriedades antiderrapantes que deixam a baia mais segura. Porém, os animais tendem a se sentir mais ambientados com produtos naturais, encontrados nos campos e pastos.

Estrado De Borracha Para Baias Animais Piso Em Borracha - R$ 79,99 ...

Fonte: Arquitetura Equestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *