Ranch Sorting – Entenda como funciona esse esporte

Considerada uma modalidade nova no Brasil, o Ranch Sorting vem ganhando cada vez mais adeptos, por unir tradição e diversão em família. Inclusive, recentemente bateu recorde de inscrições em evento oficial do Quarto de Milha realizado em Barretos, na Hípica do Parque do Peão.

O Esporte teve origem nos Estados Unidos, entre 2006 e 2007, e foi inspirado na atividade pecuária de apartação de gado, tão comum nas fazendas do setor. A dinâmica é bem simples: duplas montadas em cavalos devem apartar dez cabeças de gado, encaminhando-as para os currais de maneira organizada. Os competidores ficam em determinado curral e o gado em outro, em uma pista que lembra o formato do “8” e pode ter entre 15 e 18 metros de diâmetro e a porteira central com abertura de 3,80 a 4,20 metros. Quanto menor for a pista, maior será a pressão que o gado exercerá na porteira. Dessa forma, a conclusão da prova fica mais difícil

O gado é numerado de 0 a 9 e o locutor indica qual número começará a partida. Se o número escolhido for, por exemplo, “6”, a sequência de gados a serem apartados deve ser 6-7-8-9-0-1-2-3-4-5. Vence quem ordenar mais cabeças em menos tempo. Caso a dupla faça a ordenação fora da sequência, ela é penalizada com um SAT (Sem Aproveitamento Técnico). Também há penalizações se for usada violência com os cavalos ou gado, já que o esporte preza pelo respeito aos animais.

A raça de cavalo mais utilizada nesse esporte é a Quarto de Milha, conhecida por sua rapidez, potência e docilidade. Atualmente, o Brasil é o 2º maior criador da raça no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *