Você sabe o que é Fisioterapia Veterinária?

Existem muitas especialidades dentro da Medicina Veterinária e uma delas é a Fisioterapia Veterinária. O principal objetivo dela é melhorar a qualidade de vida dos animais, através do uso de várias técnicas de tratamento.

Assim como na Fisioterapia para humanos, ela é focada no tratamento e prevenção dos problemas que acometem o sistema musculoesquelético dos animais. Ou seja, que afetem os músculos ou os ossos. Seja desses animais. Entre as coisas que podem ser tratadas por essa especialidade estão: lesões, doenças ou até mesmo ajudar nas recuperações cirúrgicas.

A prevenção também é uma importante atuação do Fisioterapeuta Veterinário, principalmente em cavalos atletas. Utilizando técnicas específicas esse profissional consegue ajudar que os animais consigam competir sem que sofram lesões frequentes. Essa preparação ajuda a evitar que os cavalos se machuquem nos treinamentos e nas competições.

Algumas das técnicas utilizadas por esses profissionais para prevenção de lesões são:

  • crioterapia;
  • eletroterapia;
  • hidroterapia;
  • termoterapia;
  • laserterapia;
  • massoterapia;
  • cinesioterapia.

Cada técnica acima tem a sua indicação e quem decide qual técnica aplicar é o Fisioterapeuta Veterinário.

A especialidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O órgão determina que apenas pessoas que se formam no curso de Medicina Veterinária podem aplicar tratamentos fisioterapêuticos em animais.

Isso é necessário para indicar o melhor tratamento, o fisioterapeuta animal precisa conhecer sobre anatomia, questões metabólicas de cada espécie e o que causou o problema em questão. Tudo isso são coisas aprendidas no curso superior.

Se você possui um cavalo atleta seria muito bom que seu animal tivesse um acompanhamento de um profissional como esse, com certeza você teria um cavalo melhor preparado para as competições e treinamentos. Além disso esse acompanhamento pode prevenir lesões futuras e evitar maiores gastos nos tratamentos de lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *